terça-feira, 9 de setembro de 2008

REPENSE SEU DIA E CATIVE UM CORAÇÃO...


De: Flávio André Silva ou apenas Albino Silva

Fui convidado a escrever algo para uma amiga. Até aí tudo bem, mas eis que surge a implacável frase: “Algo inédito, que só eu terei!”. Aceitei. Numa questão de segundos percebi o tema do que poderia escrever estampado na minha frente: EXCLUSIVIDADE. Mais precisamente a necessidade que as pessoas – principalmente as mulheres – têm de sentir que ocupam um lugar especial na vida de alguém ou em dado lugar ou posto.

Sou exclusivo pra mim; Pra todos os outros... Sou uma cópia disso!

Minhas palavras não são exclusivas, pois as uso todo dia e com todo mundo... Pode ser que essa combinação exata delas possa parecer exclusiva sim, mas se pensar um pouco: onde é que eu queria chegar mesmo?

Bem...

Eu tinha a mania de chamar meus amigos e contatos masculinos de cara e “véi” e os femininos de moça ou linda. Minha namorada adorava ser chamada de linda por mim até descobrir que era assim com todas. Ela não era mais um contato ou amiga: era minha namorada e, portanto precisava sentir que eu conseguia distingui-la dentre as demais. Precisava saber que era especial pra mim – como se eu já não o mostrasse de outros modos!

Acho que é um bom momento para fazer uma referência ao Pequeno Príncipe – adoro o livro e sempre arranjo um meio de divulgá-lo:

As passagens mais marcantes se dão em sua jornada pela Terra em busca de amigos quando encontra a raposa... Sim uma raposa. A criatura mais sábia que já vi retratada num livro. Ela dizia pra ele a importância de cativar as coisas e pessoas...

- (...) Que quer dizer "cativar"?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...

E podemos dizer que minha namorada seria como aquela flor... Não era mais uma dentre cem mil outras garotas, mas a minha namorada! A pessoa que conheci, conversei, me envolvi, dediquei tempo e carinho mais do que as outras e entreguei meus beijos e segredos. Agora ela e pra mim única no mundo e sei que para ela também sou único no mundo...

Percebem que nem é maldade ou egoísmo? É realmente uma questão de se situar no mundo. Eu me situo na vida de minha irmã de um modo assim como me situo na vida de minha mãe ou meu vizinho de outro modo.

Isso também ocorre com as atividades que fazemos ou as coisas que temos. Você já cativou algo ou alguém na vida? Já se sentiu cativado? Se a resposta é sim para uma ou para as duas perguntas parabéns, caso contrário: corra! Corra e não se preocupe com trivialidades ou encontrar repostas para a vida em manuais por que como disse a raposa: “o essencial é invisível aos olhos”.

PS: Pra quem estiver interessado em ler o livro aqui está o link para uma ótima tradução: http://www.mayrink.g12.br/pp/Cap00.htm

PS 2: Isso foi apenas um prólogo. Eu voltarei...


Um comentário:

Flávio André Silva disse...

Cadê você?
Suas palavras sumiram?